Dentro de alimentos comuns que consumimos em nossa rotina, existem macronutrientes que são fontes ricas em glicose, substância que estimula a ação da insulina e, além de controlar os níveis de açúcar no sangue, é responsável por armazenar gordura. O especialista em emagrecimento Rodrigo Polesso listou cinco alimentos que devem ser evitados por estimularem em excesso a ação da insulina, dificultando estratégias alimentares de emagrecimento. Confira a lista:

Pão – seja integral ou não, é composto por farinha de trigo, ingrediente que, após o processo de digestão, transforma-se em açúcar no sangue. Polesso explica que ao comer pão no café da manhã, por exemplo, a pessoa sinaliza logo cedo ao corpo que a insulina deve entrar em ação, estocando gordura.

Suco de fruta – os sucos concentram grande quantidade dos açúcares presentes nas frutas, sendo a maior parte deles glicose e frutose. O especialista sugere que, ao invés de tomar o suco, a pessoa coma a fruta, de preferência as de baixo índice glicêmico que apresentam, além do açúcar, fibras que tornam mais lenta a absorção da glicose na corrente sanguínea e enfraquecem o estímulo da insulina.

Café e chá adoçados com açúcar – é possível substituir o açúcar branco por adoçantes não calóricos como o eritritol e a stévia. Contudo, Rodrigo enfatiza a importância de que essas bebidas sejam tomadas puras. “Ao acostumar o paladar com o gosto doce, acabamos ficando reféns desse hábito. É sempre melhor controlar o seu gosto por doce do que ser controlado por ele”, destaca.

Tapioca – assim como o pão, a tapioca é basicamente uma fonte de energia e não de nutrientes. Composta inteiramente por amido, – que se torna açúcar no sangue – quando consumida com uma fonte de gordura, torna-se ainda mais prejudicial para quem deseja o emagrecimento. “Trata-se de uma questão de prioridade metabólica: o amido (glicose) será transformado em energia pelo corpo e a gordura consumida junto será estocada em velocidade recorde”, explica Polesso.

Barrinha de cereal – de acordo com o profissional, a ideia de vincular grãos integrais e barras de cereal com saúde e perda de peso não poderia estar mais longe da verdade. Esses alimentos geralmente são adoçados e seus cereais são basicamente açúcar. “A ingestão de algumas delas pode até fazer a pessoa engordar mais do que se tivesse comido uma barra de chocolate”, finaliza o especialista.