Cora Coralina: a escritora e poetisa que inspira a moda e o Brasil até os dias de hoje

A poetisa, nascida em 1889, é considerada uma das escritoras mais importantes do país 

0
404
Foto: divulgação Carolina Neves
Foto: divulgação Carolina Neves

Ana Lins dos Guimarães Peixoto, conhecida como Cora Coralina, nasceu no dia 20 de agosto de 1889 na cidade de Goiás. Órfã de pai, pôde estudar somente até o terceiro ano, o que não a impediu de fazer o que amava: escrever. Aos 14 anos, começou a criar poemas e contos. Aos 19, criou um jornal de poemas femininos ao lado das amigas, momento em que passou a usar o pseudônimo Cora Coralina.

Em 1965, com 75 anos, finalmente teve seu primeiro livro publicado, intitulado “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais”. Porém, apenas no ano de 1980, aos 91 anos, Cora ficou conhecida por todo Brasil quando o renomado poeta Carlos Drummond de Andrade leu as suas poesias e escreveu um artigo sobre ela para o Jornal do Brasil.

Cora Coralina foi um símbolo de mulher forte, que lutou pelos seus direitos e seus sonhos. A escritora só pode estudar até o terceiro ano, o que não a impediu de continuar escrevendo seus poemas enquanto trabalhava para sustentar seus quatro filhos.

Após sua morte, em 1985, amigos e familiares fundaram a Associação Casa de Cora Coralina, que possui também um museu, localizado no centro da cidade de Goiás. Durante a vida, recebeu 3 prêmios, sendo eles Troféu Jaburu (1981), Prêmio de Poesia em São Paulo (1982) e Troféu Juca Pato (1984). Cora Coralina é considerada uma das escritoras mais importantes da história do Brasil e continua sendo lembrada até hoje.

 

Inspiração até os dias de hoje

Cora Coralina continua sendo uma inspiração para as novas gerações brasileiras, mesmo após sua morte. Uma prova disso, é no ano de 2023 a marca de joias Carolina Neves homenagear a escritora com a Coleção Cora, pensada especialmente para o Dia das Mães. A coleção traz anéis, pulseiras, brincos, piercings e colares cheios de significados, o que já faz parte do DNA da marca. Os designs únicos contam com uma mistura de formatos, cores e tamanhos das gemas, além de combinar Diamantes e Turmalinas.

 

A São Paulo Fashion Week 2023 também receberá uma homenagem à poetisa. A terceira participação da Thear Vestuário no evento de moda será inspirada na vida da poetisa e doceira Cora Coralina. Após uma imersão na Cidade de Goiás para buscar as raízes e inspirações da ilustre goiana, o estilista Theo Alexandre recebeu o aval da filha e neto de Cora, Vicência e Rubio, por meio de uma carta escrita à mão.

“As referências regionais são a base da Thear e de cada coleção. Cora Coralina é nossa inspiração pelo o que representa, pela força feminina. Tive a oportunidade de abrir o guarda-roupa e entender quem era a doceira e a poetisa. Ouvir histórias e trazer essa regionalidade para as peças que serão apresentadas na passarela do SPFWN55”, conta Theo Alexandre, Empreendedor e Diretor Criativo da Thear Vestuário. O desfile está marcado para o dia 27 de maio às 18h30, no Komplexo Tempo.

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!