Por Gonca Kaya

               @guiaturca

Embora a Turquia seja um país predominantemente muçulmano (porém laico), Istambul, a maior cidade, possui 120 igrejas cristãs e 18 sinagogas judaicas. São igrejas ortodoxas gregas, armênias e católicas e várias estão localizadas num bairro chamado “Beyoğlu” (antigamente chamado “Pera”). Este bairro foi sede do primeiro hotel de luxo da cidade, construído em 1800, para acolher os passageiros do icônico Expresso do Oriente, o famoso “Pera Palace Hotel”, ainda em funcionamento.

Uma das que eu mais gosto é a de Santo Antônio, localizada na famosa rua de pedestres, a Istiklal, sempre muito movimentada, cheia de lojas, restaurantes e cafés. Aos domingos tem missa em vários horários e em diferentes línguas. Além de ser a maior igreja católica de Istambul, ela também chama atenção por conta dos tijolos vermelhos. O prédio atual data de 1912.

Igreja de Santo Antônio

Outra igreja católica que antigamente eu ia muito com os meus grupos de peregrinos do Brasil (estou falando de sete anos atrás, quando eu trabalhava com turmas grandes) é a do Santo Espírito, perto da praça Taksim. Mais antiga do que a Santo Antônio, ela foi inaugurada em 1846 e anunciada Catedral no ano 1876. O interior é lindamente decorado com afrescos e mosaicos em cores vibrantes e muita folha de ouro. A Catedral foi visitada por quatro Papas durante sua história, sendo o último o atual Papa Francisco.

Igreja do Santo Espírito

Por fim, a Sveti Stefan, localizada à beira do Chifre de Ouro. É uma igreja búlgara ortodoxa e construída completamente de ferro. Ela data de 1898 e é o único exemplo do mundo de uma igreja feito de ferro. Milhares de pedaços do material foram usados em sua construção e seu estilo é “neo barroco”, ricamente decorada com folhas de ouro e o altar é cheio de ícones de madeira. Pouco tempo atrás, ela passou por uma grande restauração de sete anos e já foi reaberta para visitação.

Igreja Sveti Stefan

Esses são apenas alguns exemplos, já que temos belíssimas outras não citadas no texto. Porém, eu quis mostrar para vocês a variedade de templos e religiões que Istambul habita!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete + vinte =