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Por Bia Frata 

@biafrata

Talvez você nem se dê conta ao escolher diariamente suas roupas, mas estamos nos vestindo de maneira cada vez mais casual. Essa vontade quase inconsciente de usar peças funcionais tem a ver com o estilo de vida corrido e agitado das grandes cidades.
Tanto que em 2014 a agência americana K-Hole batizou a tendência de normcore, sugerindo que cada um valorize sua própria personalidade ao vestir-se de modo absolutamente “normal” sem aderir a looks sazonais.
Logo depois, na onda conforto, surgiu athleisure. Tratava-se de uma roupa desenhada especificamente de olho na possibilidade de ser usada no dia a dia, em qualquer lugar. Desde então, a fusão do street como sportswear adquiriu uma permanência poderosa, que torna as tendências sazonais praticamente irrelevantes.

Desfile À La Garçonne
foto: Zé Takahashi
Desfile À La Garçonne
foto: Zé Takahashi
Desfile À La Garçonne
foto: Zé Takahashi

 

Grandes marcas de moda já entenderam essa nova tendência e voltam suas criações para uma moda streetwear mesclando alfaiataria com fibras e tecnologias, enquanto as malhas oferecem liberdade de movimento e performance, os cortes impecáveis e as silhuetas mais enxutas enobrecem peças de apelo esportivo.
Cada vez menos rígido, o dress code masculino abraça os novos tempos e transita entre o casual e o clássico com direito a muitos elementos utilitários e esportivos. O ideal é fazer um mix entre peças despretensiosas, com pegada esportiva, com outras mais elegantes, apostando em itens que remetem de forma direta ao esporte, mas que tenham acabamentos mais luxuosos, visando a busca pelo conforto.

street style
sportswear
street style
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street style

 

Nessa alfaiataria casual predominam calças e blazers menos rígidos, como os apresentados na segunda parceria de Victoria Beckham e Reebok para o inverno 2019, além dos blazers mais maleáveis, coordenados ou sobrepostos com moletom e camisetas com tecnologia Dry. Texturas típicas do universo fitness como o efeito furadinho e as listras laterais são detalhes poderosos para expressar a fusão entre estes dois segmentos evoluindo para um estilo complementar. Ou então, o combo doudoune e alfaiataria, que  reinou no street style e foi excelência no desfile de Dries Van Noten em pleno inverno europeu. O mix de casaco com jeitinho de sportswear e peças mais clássicas da uma renovada interessante no visual, vale a pena investir durante a próxima viagem de inverno!

sportswear

sportswear

sportswear

Sem dizer que, a união entre alfaiataria e tecnologia gera inovação que o mercado precisa, alinhada a reutilização de roupa usada ou ideias recicladas. No Brasil, marcas como À La Garçonne trazem o conceito de upcycling, com alfaiataria e tecidos altamente tecnológicos.  A marca se baseia na sustentabilidade e no reuso de materiais, valendo-se de um futuro com menos consumo, nas palavras de Alexandre Herchcovitch, diretor criativo da label.
Além disso, quando adotamos esse visual, adquirimos discretamente certo ar rebelde. Só não podemos esquecer que o sportswear com streetwear nasceu lá atrás, na subcultura popular hip-hop – o Bronx, nos Estados Unidos, na década de 80.

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