
Talvez você nem se dê conta ao escolher diariamente suas roupas, mas estamos nos vestindo de maneira cada vez mais casual. Essa vontade quase inconsciente de usar peças funcionais tem a ver com o estilo de vida corrido e agitado das grandes cidades.
Tanto que em 2014 a agência americana K-Hole batizou a tendência de normcore, sugerindo que cada um valorize sua própria personalidade ao vestir-se de modo absolutamente “normal” sem aderir a looks sazonais.
Logo depois, na onda conforto, surgiu athleisure. Tratava-se de uma roupa desenhada especificamente de olho na possibilidade de ser usada no dia a dia, em qualquer lugar. Desde então, a fusão do street como sportswear adquiriu uma permanência poderosa, que torna as tendências sazonais praticamente irrelevantes.

foto: Zé Takahashi

foto: Zé Takahashi

foto: Zé Takahashi
Grandes marcas de moda já entenderam essa nova tendência e voltam suas criações para uma moda streetwear mesclando alfaiataria com fibras e tecnologias, enquanto as malhas oferecem liberdade de movimento e performance, os cortes impecáveis e as silhuetas mais enxutas enobrecem peças de apelo esportivo.
Cada vez menos rígido, o dress code masculino abraça os novos tempos e transita entre o casual e o clássico com direito a muitos elementos utilitários e esportivos. O ideal é fazer um mix entre peças despretensiosas, com pegada esportiva, com outras mais elegantes, apostando em itens que remetem de forma direta ao esporte, mas que tenham acabamentos mais luxuosos, visando a busca pelo conforto.



Nessa alfaiataria casual predominam calças e blazers menos rígidos, como os apresentados na segunda parceria de Victoria Beckham e Reebok para o inverno 2019, além dos blazers mais maleáveis, coordenados ou sobrepostos com moletom e camisetas com tecnologia Dry. Texturas típicas do universo fitness como o efeito furadinho e as listras laterais são detalhes poderosos para expressar a fusão entre estes dois segmentos evoluindo para um estilo complementar. Ou então, o combo doudoune e alfaiataria, que reinou no street style e foi excelência no desfile de Dries Van Noten em pleno inverno europeu. O mix de casaco com jeitinho de sportswear e peças mais clássicas da uma renovada interessante no visual, vale a pena investir durante a próxima viagem de inverno!
Sem dizer que, a união entre alfaiataria e tecnologia gera inovação que o mercado precisa, alinhada a reutilização de roupa usada ou ideias recicladas. No Brasil, marcas como À La Garçonne trazem o conceito de upcycling, com alfaiataria e tecidos altamente tecnológicos. A marca se baseia na sustentabilidade e no reuso de materiais, valendo-se de um futuro com menos consumo, nas palavras de Alexandre Herchcovitch, diretor criativo da label.
Além disso, quando adotamos esse visual, adquirimos discretamente certo ar rebelde. Só não podemos esquecer que o sportswear com streetwear nasceu lá atrás, na subcultura popular hip-hop – o Bronx, nos Estados Unidos, na década de 80.