Por Cristiane Gracioli

          @crisgracioli

Há exatos 100 anos, Fátima, o principal destino religioso de Portugal, construía a Capelinha das Aparições a partir dos emocionantes acontecimentos do ano de 1917. Na ocasião, três pequenos pastores afirmaram ter encontrado a Virgem Maria por seis vezes, recebendo importantes mensagens que foram espalhadas pelo mundo. Para celebrar a data de sua construção, Fátima realiza a “Capela Mundi”, uma exposição temporária com peças de notável valor histórico, vindas não só do acervo local como de museus, bibliotecas e palácios de Portugal e arquivos da Igreja Católica. Entre eles estão as rosas de ouro oferecidas pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, uma reprodução do interior da capelinha, esculturas dos pastorinhos e várias placas com mensagens de agradecimento de peregrinos por graças concedidas pela santa. A exposição estará aberta ao público no Museu do Santuário de Fátima até 15 de outubro de 2019.

Capelinha das Aparições

Em 2018, Fátima recebeu mais de 7 milhões de peregrinos. Foram 2,9 milhões de visitantes somente na Capelinha das Aparições. Embora os portugueses sejam grandes devotos, mais de 60% dos grupos organizados eram formados por estrangeiros vindos de 79 países.

Basílica da Santíssima Trindade é nova e fica exatamente em frente à primeira Basílica. Foi construída por um arquiteto grego Alexandros Tombazis e inaugurada em 2007. Sua arquitetura moderna e grandes dimensões chamam atenção e contribuem para acomodar os visitantes, uma vez que a Basílica do Rosário já não suporta tanta gente.

Dica: Se tiver tempo, vá visitar a Casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel, há 2km de distância do Santuário, onde é possível encontrar o ambiente intacto, desde móveis a objetos pessoais. São dois locais a visitar: a casa onde moravam os irmãos Jacinta e Francisco e a da prima Lúcia. As duas são seculares, muito parecidas e ficam uma ao lado da outra. Muito humildes e simples, é possível ver os objetos pessoais que restaram e avaliar a vida simples que eles levavam. Há ainda o Museu de Cera e a Via Sacra, com 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.

Escultura dos Pastorinhos

Faça sua reserva:
Tia Alice: Quase tão famoso quanto o próprio santuário, o Restaurante Tia Alice merece uma parada, mas atenção: é preciso reservar. E quem indica é gente famosa como Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. O lugar é precioso, com paredes de pedra, toalhas de linho e comida com feita com paixão pela Dona Alice Marto. O cardápio é um primor, e se peça o bolo do convento acompanhado por uma tacinha de vinho do Porto Vintage. @Tia.Alice.Restaurante – Av. Irmã Lúcia de Jesus 152, 2495-557 Fátima, Portugal.

Como ir?
Alugar um carro em Lisboa é muito simples e a viagem é muito rápida, afinal são 117km pela A1.

Saiba mais:
Acesse www.centerofportugal.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × três =