Por Gonca Kaya

               @guiaturca

Aqui em Istambul, as tulipas estão crescendo a todo vapor, queridas leitoras. Abril é o mês delas e, por isso, aconselho, se um dia tiverem a oportunidade, que venham conhecer a cidade nesta época do ano. Devido à demanda de trabalho em Istambul, tenho guiado roteiros pelo leste do país. Porém, por meio da Z Magazine, quero que vocês conheçam lugares da Turquia, que provavelmente nunca ouviram falar até agora.

Um deles é o monte Nemrut, que possui 2200 metros de altura, e está situado no leste da Turquia, na província Adiyaman, lugar que é considerado junção das civilizações orientais e ocidentais. O local é um dos mais importantes parques nacionais da Turquia, além de ser considerado patrimônio mundial pela UNESCO desde 1987. Lá, você pode avistar estátuas enormes de pedra escavadas em forma de cabeças, que foram feitas na época do rei Antioco, rei de Commagene, entre 64 e 38 antes de Cristo.

Os Commagene reinaram essa região em 165 a.C. O túmulo do rei Antioco também encontra-se no mesmo lugar, porém até hoje não foi possível confirmar se ele está enterrado dentro do cume ou não. As estátuas se encontram espalhadas em três esplanadas (leste, oeste e norte) no topo do monte. As estátuas representam o rei e os deuses mais importantes da mitologia grega e persa como: Zeus, Apólo e Hércules. Da esplanada norte, infelizmente, não sobrou muito, mas as do leste e do oeste contam com vários relevos e estátuas.A aldeia mais perto desse lugar inacreditável é chamada de Kahta e a maioria dos turistas usam esse local como base. De lá, você pode chegar com uma van até uma certa área do monte e, depois, só é possível subir a pé. Devido o acumulo de neve nas estradas, as visitas só ocorrem entre abril e meados de outubro. Esse lugar especial foi descoberto por um engenheiro alemão no ano 1881, porém foi documentado completamente só nos anos 1990. O segredo é subir ou na hora do nascer ou no por do sol. É verdadeiramente indescritível. Quem sabe um dia organizo uma viagem para lá e você vem junto!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − três =