Os cabelos são a moldura do nosso rosto e podem afetar a aparência por completo. Por essa razão, muitas pessoas querem possuir fios longos, fortes, bonitos e saudáveis. Porém, assim como os pelos e a barba, eles crescem geralmente apenas um centímetro por mês, o que pode não ser o suficiente para aqueles que querem conquistar as madeixas dos sonhos. Para ajudar nestes casos, a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif apontou oito maneiras de promover o crescimento do seu cabelo. Confira:

1 – Consuma a quantidade suficiente dos nutrientes:

  • Ferro

Muitas pessoas não ingerem a quantidade diária ideal de ferro. Para se ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial é anêmica, ou seja, possuem deficiência de hemoglobina devido à falta de ingestão de ferro. “O ferro é crucial para o crescimento do cabelo, pois é o responsável por fazer com que seu corpo produza hemoglobina, elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo, incluindo aquelas que alimentam seus fios”, explica a tricologista. Por isso, garanta que sua dieta seja rica em alimentos férricos, como feijão, espinafre, lentilha, castanha de caju e carne vermelha.

  • Zinco

Segundo a médica, comer a quantidade diária recomendada de Zinco é fundamental, pois é o nutriente que vai fazer com que seus cabelos continuem crescendo firmes e fortes. “O Zinco é um mineral essencial para proteção do folículo capilar e para o crescimento saudável dos fios. Porém, como o corpo não é capaz de estocar o nutriente, é vital que você consuma regularmente alimentos que o contenham em sua composição, como sementes de abóbora, peixe, ovos e lentilhas”, recomenda.

  • Selênio

Menos conhecido que o Zinco, o Selênio é um mineral rico em enzimas que ajudam os folículos pilosos a ficarem protegidos contra agressões ambientais, como a poluição e os raios UV, fazendo com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. Por isso, aposte em alimentos como ovos, frangos e carne bovina. Para os veganos, Castanha-Do-Pará é uma boa opção.

2 – Tome suplementos

Com a correria do dia-a-dia é muito difícil obtermos todos os nutrientes e vitaminas que nosso corpo precisa para funcionar corretamente, o que pode causar consequências em todo organismo, inclusive levando a quebra e a queda dos fios. Se esse é o seu caso, procure um médico para verificar se a suplementação é uma alternativa. Vitaminas orais como Exsynutriment, Bio-Arct, Biotina e Vitamina C, além de ferro e zinco, podem ser usadas para melhorar a ancoragem e sustentação dos fios, que se tornam mais grossos e resistentes e, consequentemente, crescem mais rápido.

3 – Evite penteados apertados

 Se você é adepta de coques e rabos de cavalo bem presos, tome cuidado, pois a curto prazo os prendedores podem quebrar e enfraquecer o cabelo, impossibilitando o crescimento adequado dos fios. “Já a longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Então o melhor é evitar, principalmente os prendedores de silicone, borracha ou grampos. Uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plástico para segurar as madeixas”, diz a dermatologista.

4 – Diminua o uso de ferramentas de calor

De acordo com a Dra. Kédima, o uso diário de chapinha e secador remove a umidade dos seus fios, o que pode torná-los frágeis e quebradiços. Por isso, o ideal é utilizar as ferramentas apenas dois dias na semana, sempre com protetor térmico, deixando o cabelo se recuperar nos outros cinco dias. Evitar o uso de água quente ao lavar o cabelo também é importante, pois o calor abre as cutículas e torna os fios mais suscetíveis aos danos do secador e da chapinha.

5 – Corte as pontas duplas

Remover as pontas duplas e quebradiças é fundamental para que o cabelo possa crescer. O ideal é realizar o corte a cada 8 ou 10 semanas. O prazo pode parecer pouco para quem quer conquistar cabelos longos, mas não adianta deixar os fios crescerem por seis meses para que fiquem compridos se, quando cortar, você terá que tirar cerca de 15 centímetros para deixá-los com uma aparência saudável.

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